quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Exercício Físico Vs Frio

Com este tempo de frio a maior parte das pessoas perde o "apetite" de treinar. Mas a verdade é que para o nosso bem estar e saúde é bastante importante continuar com o exercício físico. E para isso trago neste post uns bons conselhos!!
 
Exercícios no frio exigem cuidados especiais e temperaturas baixas não devem impedir a atividade física, mas não dispense gorros, luvas e roupas adequadas.
Quem pratica atividade física ao ar livre, mesmo com temperaturas baixas, um alerta dos especialistas é que é preciso adotar cuidados especiais.
 
“Os exercícios deveriam ser praticados em temperaturas médias de 20 graus. O frio é uma agressão ao corpo e exercitar-se em marcas inferiores a 14 graus representa risco à saúde. Isso porque ocorre uma vasoconstrição, que faz com que o sangue não chegue suficientemente onde deveria – e o organismo sente muito”, diz o cardiologista e médico do esporte Nabil Ghorayeb, do Sport Check-up do Hospital do Coração (HCor).
As partes do corpo que mais sofrem com o frio cortante são mãos, pés e cabeça. “Proteja-as para minimizar a perda de calor. Os homens têm tendência a ter mãos mais frias. Já as mulheres costumam sofrer com dores de ouvido. Então, não dispense luvas e gorros ou faixas que cubram as orelhas”, aconselha César Augusto Oliveira, treinador da MPR Assessoria Esportiva.
Sai de casa agasalhado (com umas calças mais quentes em cima do calção ou dos leggings, por exemplo) e tira só o excesso de roupa à medida que fores aquecendo o corpo. E usa modelos apropriados.
 
 
Se estiver muito frio, vista calça comprida - de preferência com tecido tecnológico para maior conforto, blusa de manga comprida e até um casaco corta-vento. Gorro, luvas e até óculos também são recomendados.
Opte ainda por peças mais justas e coladas à pele, como leggings, que deixam menos espaço para a passagem de ar, protegendo melhor do frio.
Esses cuidados são importantes porque qualquer parte descoberta do corpo perde calor para o ambiente. ”Você consegue gastar maior energia para manter-se aquecido e pode sentir o exercício mais extenuante”, completa Hadlich. “Em temperaturas muito frias, o ideal mesmo seria aquele capuz que cobre até o nariz”, brinca Ghorayeb.
Para quem sai da cama quentinha e tem de encarar o treino gelado, é essencial também iniciar os exercícios de forma leve!! O aquecimento deve ser realizado antes de qualquer atividade, porém, no inverno, ele deve ser feito com maior atenção e se necessário passar mais tempo do que o normal no aquecimento. No frio o musculo está mais contraído e tenso. Para atenuar os riscos de lesões, é preciso alongar  levemente o corpo e depois partir para um bom aquecimento, em ritmo mais lento do que o habitual, durante 15 a 20 minutos.
Segundo os especialistas, o frio pode trazer aquela sensação de que o nosso corpo parece responder melhor, especialmente no início da atividade. Ou seja, a percepção de esforço é menor. Só que isso representa risco e pode haver sobrecarga tanto para os músculos quanto para o coração.
Há pelo menos 50 anos, especialistas em todo o mundo observam o aumento da mortalidade por doença cardiovascular durante o inverno. Uma pesquisa publicada em 2009 na revista da Sociedade Paulista de Cardiologia (Socesp) revelou que quando os termômetros registam temperaturas abaixo de 14 graus, os casos de infarto aumentam em até 30%.
A variação súbita da temperatura é outro agravante. Conhecido como choque térmico, a transição de um ambiente muito aquecido para um lugar mais frio pode desencadear alterações cardíacas.
O clima gelado favorece ainda infecções respiratórias. Para minimizar os problemas, procure realizar a respiração nasal durante a prática esportiva, fazendo com que o ar chegue aquecido aos pulmões.
No final do treino, vencida a barreira do frio, o corpo estará inundado das substâncias de bem-estar e teremos aquela sensação de dever cumprido com a nossa saúde!!
Mas para mantê-la intacta, é importante trocar a roupa suada logo após o término e novamente agasalhares-te. Se vestires um casaco por cima da roupa molhada, somente vai passar frio, é aconselhado mesmo trocar a blusa e ´vestir o casaco.
É também bastante importante a hidratação antes, durante e depois da atividade física. Não está calor e o corpo não pede tanto liquido pois a temperatura fria diminui a percepção de sede. Muita gente chega a treinar desidratada e isso não é bom.
Após o treino, para retomar à calma, há quem procure o conforto numa bebida quente. Cuidado apenas com alguns tipos de chás e com o café, que são diuréticos e podem desidratar ainda mais.
 
 
Um bom argumento para não desistir do treino no frio é que, pela necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais, a atividade metabólica e o gasto calórico corporal aumentam, o que faz com que o corpo gaste mais energia mesmo em repouso.
 
fonte: Saúde | Bem estar

Preparado para treinar?

cdt

Muitas pessoas que acompanham a minha pagina sabe que gosto e tenho uma rotina de treino definida, tu por vezes também pensas que tens, mas será que te preparas para essa hora tão importante do seu dia da melhor forma?
 
Ai vão algumas dicas de como te deves preparar para os treinos:
 
A escolha da roupa!! Escolher a roupa certa para o treino do dia pode ajudar ou atrapalhar seu rendimento, por isso escolha roupas leves e confortáveis e que não dificultem a mobilidade de tuas articulações.
 
Hidrata-te!! Durante o dia, mesmo nos dias frios, não esperes ter cede para beber água, a cede é um sinal de que o nosso corpo está desidratado. Preferencialmente hidrata-te com água durante e após os treinos também.
 
Tem uma boa alimentação!! Ter uma alimentação leve, saudável e rica em proteínas durante o dia, melhora o nosso rendimento nos treinos. Evita alimentos pesados e alimentos lácteos antes dos treinos. Se possível faz uma alimentação com carboidratos, gordura (natural encontradas em peixes, carnes, ovos, frutos secos) e proteínas de 30 a 60 min (depende da quantidade e do tipo de alimento ingeridos) antes do treino.
 
Descansa bem! Ter o corpo descansado é um fator muito importante para o rendimento, se não tiveres uma boa noite de sono e estás a sentir seu corpo muito cansado o melhor é descansar e se possível treinar após esse descanso. Uma cesta de 30 minutos pode ser o suficiente para repor a energia antes do treino.
 
Agora que estas preparado, bom treino!!!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Desafia-te durante 90 dias!

Já pensas-te várias vezes em iniciar a tua dieta saudável aliado ao exercício físico e fica tudo por começar? Não tens o corpo que sempre desejas-te? Então, gostaria de te convidar a participar num desafio de 90 dias. O desafio é bastante simples e tens de o cumprir por ti própria!!
 
créditos: http://orangecoastcrossfit.com/crossfit-for-women/
 
 
Ora vamos lá começar...

1º Passo – Tira uma foto hoje,  com um top blusa justa, bermudas curtas ou leggins justa.  Homens: Tirar uma foto de bermuda ou calça e sem blusa. Deixa essa foto num local onde consigas ver sempre. Daqui 3 meses, vais tirar outra foto e comparar as duas. Durante esses 3 meses vamos seguir uma alimentação saudável (esquece todas as coisas "boas" que gostas de comer) e uma rotina de treino.
 
2º Passo – Ajustar a alimentação, como eu falei no passo anterior esquece todas as coisas da lista a seguir:  refrigerantes, bolos, gelados, doces, lasanhas, pizzas, arroz branco, hambúrguer, sucos de frutas,bolachas, sanduíches, pães recheados, pão francês, açúcar e adoçantes! Estamos libertados para comer essas coisas apenas 1 vez por semana (mas com alguma moderação, não é preciso encharcares-te desse tipo de alimentos) e vamos chamar esse dia de “Trash Day”. De preferência deixa esse dia para o final de semana (sábado ou domingo).
 
3º Passo – A nova alimentação terá como base os seguintes alimentos: arroz integral, azeite de oliva (não vais usar mais óleo) peito de frango, carne vermelha magra, carne de porco magra, ovos (de manhã come omelete por exemplo), pão integral, vegetais, legumes, folhas e tubérculos (abobora, batata doce, salsa, berinjela, cenoura, chuchu, alface, agrião, brócolos, couve-flor), maçã, banana, laranja, morango, café ou chá (esquece que o açúcar e adoçantes existem) e todos os temperos como o louro, salsa, cebolinha, curry, alecrim, cebola, alho em pote e algumas gorduras boas (abacate, castanhas, pasta de amendoim).
 
4º Passo – Treina com intensidade! A partir de hoje vais treinar 5 x por semana, em que cada sessão não tenha mais de 1h, por isso não tens desculpas. Esquece o telemovel, a tv, o computador, revistas e conversas durante o treino, tens de te focar!! Se necessitar de algum acompanhamento é só entrar em contato comigo via facebook.
 
Seguindo estas dicas de alimentos e com bons treinos, provavelmente vais ter um bom resultado e estarás no caminho para atingir o corpo desejado, mas lembra-te que o resultado depende apenas de ti. Qualquer desvio na alimentação ou no treino, só te estás a enganar a ti mesmo! Então tenta seguir os treinos e manter a boca controlada.
 
Depois dos 90 dias é só manter o que seu corpo já terá acostumado a fazer: comer bem e treinar muito!!!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Chocolate: amigo ou inimigo?

O Chocolate é sem dúvidas o doce mais apreciado no mundo, é difícil encontrar alguém que não goste. Até à pouco tempo atrás ele era visto como o inimigo de uma dieta equilibrada devido ao seu alto índice calórico e à quantidade de gordura encontrada.


 
Hoje a história é outra, estudos já comprovam que o consumo regular pode trazer muitos benefícios para a saúde, como: redução do mau colesterol (LDL), melhora do funcionamento do Coração, melhora do humor, diminuição do apetite por doces e até mesmo na melhora do diabetes.
 
Mas calma!! Não te vais por a comer uma tablete de chocolate inteira!
O consumo indicado é de 20 a 40 gramas por dia e preferencialmente os que tenham no  mínimo 70% de Cacau, quanto mais amargo, ou seja, maior porcentagem de Cacau,  mais benefícios a saúde ele pode trazer. Existe no mercado vários chocolates com grandes percentagens de Cacau!
 
Os chocolates meio amargos, acima de 70% de cacau, são mais indicados, pois contem uma maior concentração de flavonoides e de antioxidantes. Ou seja, quanto mais % de cacau melhor!
Os Flavonoides auxiliam na redução de formação de placas de gordura nas veias, artérias e têm propriedades anticancerígenas e é eficaz na prevenção de úlceras.
As Substâncias antioxidantes combatem os radicais livres, reduzem o mau colesterol e os triglicerídeos.
 
Além das substâncias citadas acima, o Chocolate contém alcaloides (cafeína e teobromina), substâncias essas que auxiliam na  melhora da concentração, estimula o sistema nervoso e dão mais energia.
 
Agora depois desta explicação e de saberes os benefícios do Chocolate sabes que podes come-los... mas de preferência amargo, claro! E com moderação =)
 
Confera abaixo o quadro com benefícios e malefícios do consumo de chocolate.
(fonte: globo.com/bem-estar)
 
chocolates 2

domingo, 10 de novembro de 2013

Estudo em gémeos mostra os estragos do tabaco

Hoje trago um post muito diferente do costume, mas como a nossa saúde é o nosso bem maior e depois de ter lido este estudo achei interessante partilhar com vocês, principalmente para os fumadores!!
 
Já se sabia à muito tempo os maleficios do tabaco e em como ele é mau para a nossa pele. Mas, agora, um grupo de médicos decidiu quantificar, com rigor, os estragos causados na cara pelo fumo e vejam como há bastantes a diferenças dos rostos!
 
estrwayaetury
 
Imagem 1 – A da direita é fumadora a da esquerda não fumadora.
Imagem 2 – A da esquerda nunca fumou. A da direita fumou durante 29 anos.
Imagem 3 - A da esquerda fumou mais durante 17 anos.
Imagem 4 – O da direita fumou durante mais 14 anos.
 
O estudo resumiu-se em: os médicos da sociedade norte-americana de cirurgiões plásticos selecionaram pares de gémeos idênticos – recrutados no Festival Anual de Gémeos do Ohio – em que um dos irmãos fumou durante, pelo menos, mais cinco anos do que o outro.
As fotos foram então analisadas por um júri de três pessoas que registou as diferenças observadas nas faces.
Os resultados revelaram-se evidentes e foram especificados num artigo científico publicado na revista Plastic and Reconstructive Surgery. As diferenças encontradas foram nos dois terços inferiores do rosto, sobretudo a nível dos papos e das rugas e redor do lábio.
 
Por isso meus amigos, pensem bem antes de por o cigarro na boca, para além deste problema sabemos que o tabaco não é nosso amigo e nos trás problemas bem piores que este.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Porque nós estamos a ficar mais gordos?

Pois é, para além de comermos mais hoje em dia que há uns anos atrás devido à facilidade da sociedade em comprar alimentos de certa forma acessíveis a todos nós, os alimentos em si estão cada vez mais calóricos, sendo os alimentos mais baratos os que contém um maior número calórico!!
Um simples hambúrguer tinha apenas 204 calorias, hoje está com 904! Como se não bastasse, normalmente vem acompanhado de uma tripla camada de carne, maionese, um enorme pacote de batatas fritas sem falar nos refrigerantes!
Os baldes de pipoca com doses extras de manteiga chegam a 1700 calorias!! Nos anos 50 eles não chegavam a 174 calorias!
Os copos de refrigerantes estão cada vez maiores e os gelados então nem se fala... As barras de chocolate cresceram em 300%!!
Como se não bastasse, o sedentarismo é um problema para a maioria das pessoas. Hoje em dia temos mais carros, escadas rolantes e elevadores, que facilitam o nosso meio de transporte e também economizam o esforço físico.
 
Infelizmente o estilo de vida do ser humano mudou muito ao longo dos tempos, mas o nosso cérebro ainda é o mesmo daquele sujeito das cavernas que precisava matar um animal por dia para se alimenta e nunca sabia se ia ter o que comer no dia seguinte. Por isso, quando conseguia comida, fartava-se até não mais poder!
Com o desenvolvimento da tecnologia e o aparecimento dos frigoríficos e congeladores, do sofá e do automóvel, entre outras comodidades, porém, ficou ainda mais difícil gastar toda a energia consumida e, como consequência, as silhuetas mudaram-se completamente.
 
 
No fundo, a culpa é da evolução e, do ponto de vista prático, do indivíduo preguiçoso que não tem o ânimo necessário para se exercitar ou disciplina suficiente para fechar a boca.
Além disso, a indústria alimentícia mudou completamente a forma como processa os alimentos e os seus ingredientes, além das quantidades adicionadas de químicos, açucar, sal e gordura que muitas vezes não percebemos.
Existe um livro do autor Michael Moss que apresenta os resultados de uma longa investigação jornalística que mostra como a grande indústria alimentícia manipula com primazia as quantidades de sal, de açúcar e de gordura em seus produtos para que os consumidores comam mais do que necessitam.
 
Nada disso seria possível sem os avanços notáveis de uma ciência pouco badalada – a engenharia de alimentos – que se sucederam nos últimos 30 anos longe dos olhos do público, frequentemente sob sigilo industrial, nos laboratórios das próprias empresas manipulando as quantidades de ingredientes que podem vir a ser a causa dos nossos quilos a mais.
 
Um senhor chamando Moss entrevistou diversos autores destes avanços, alguns aposentados, outros ainda no ativo. Um deles foi quem descobriu o “ponto da felicidade” (bliss point), isto é, a quantidade precisa de açúcar presente num alimento ou numa bebida – nem mais nem menos – capaz de evocar o prazer máximo no cérebro de quem a consome. E ISTO É MUITO GRAVE!
 
 
Já se sentou a pensar que existem razões científicas para justificar o prazer de beber Coca-Cola? Portanto repense em tudo aquilo que tem ingerido até agora... não vai querer mudar essa atitude?

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Para se tornar um atleta melhor, é preciso fortalecer a região do CORE?

 
A região do CORE é composta pelos músculos do Abdómen, Dorsais, e estabilizadores da Coluna. O treino excessivo dessas regiões pode causar lesões e atrapalhar ao invés de auxiliar no desempenho.
Estudos recentes realizado com remadores comprovaram que trabalhar bem a região do CORE auxiliou no fortalecimento do abdómen, mas não melhorou o desempenho dos atletas.  Outro estudo realizado por pesquisadores de Indiana, EUA,  com jogadores de futebol americano, também com provou que os treinos focados na região do CORE auxiliaram no fortalecimento e definição dos músculos dessa região, porem não aconteceram melhoras no desempenho desses atletas.
 
Segundo o Treinador Adauto Domingues, os treinos focados no CORE tem mais benefícios estéticos do que no desempenho dos atletas, mas que esse grupo de músculos tem grande importância no equilíbrio das pessoas e isso sim pode auxiliar os atletas de determinadas modalidades.
Outro estudo importante comprovou que o exercício abdominal convencional (elevar o tronco até ficar sentado), pode causar lesões na coluna vertebral, se realizados de forma excessiva e sem as devidas orientações!
 
A dica é: você pode fortalecer os músculos do CORE praticando a atividade de sua preferência ou fazer exercícios compostos, que solicitam também os músculos do CORE, como o agachamento (se realizado de forma correta, claro) ou até mesmo a Corrida.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O que comer depois de um treino de musculação?

Comer depois do treino de intenso é crucial para ganhar massa muscular e restaurar a energia do seu corpo. No entanto, precisamos saber o que comer e exatamente quando comer para ter os melhores resultados.

Quanto tempo depois do treino devemos comer alguma coisa? Devemos, imediatamente após o treino de musculação, tomar um batido proteico se for o caso de ter como objetivo o aumento de massa muscular. E até no máximo 40 minutos após o treino deve-se realizar uma refeição sólida. De salientar que no fisiculturismo, os termos “janela da oportunidade” ou “hora de ouro” se referem exatamente a refeição pós treino, pois é a melhor hora para promover ao corpo os nutrientes que ele precisa para se desenvolver.
Se o objetivo for a perda de peso e gordura, aconselho-o a comer passado 30 a 40 min depois do exercício, um prato rico em proteína e baixo em HC.



Depois de um treino, as reservas de aminoácidos e nutrientes do seu corpo estão muito baixas. Se não se alimentar como deve de ser o seu corpo será obrigado a ir procurar essa nutrição de outras formas, e com certeza ele vai procurar nos seus músculos, podendo estes serem danificados. Como é óbvio não queremos jogar fora todo esforço que fizemos no treino.

Os aminoácidos são blocos construtores essenciais para o crescimento e recuperação muscular, produção de hormonas e outras funções importantes no organismo. Para fazer a reposição desse nutriente, podemos tomar um batido de proteínas + glutamina + BCAAs + Creatina, logo
após o treino. O corpo também precisa de carboidratos, para recuperar a energia que foi usada no treino. A dextrose pode ser incluída no batido para tal finalidade.

Então o seu batido ficaria mais ou menos assim:

150 a 200ml de Água
30g Whey Protein
5g BCAA
5g Creatina
5g Glutamina
30 a 40g Dextrose

Porém, depois de 40 minutos devemos consumir uma
refeição sólida.


Veja algumas boas sugestões de refeições que podemos comer depois do treino de musculação.
 
  • Bife com tomate fatiado: a carne vermelha é absorvida rapidamente pelo organismo, além de ser rico em proteínas, portanto é uma ótima opção. O tomate ajudará na digestão.
  •  Frago (grelhado) sem pele e vegetais: o frango é outra ótima fonte de proteínas, além de ser uma refeição magra, com baixa quantidade de gordura. Os vegetais são ricos em vitaminas e minerais. Cenoura, espinafre e brócolos são ótimas opções para acompanhar o frango.
  • Espinafre, salmão e batata doce: esta é uma refeição bem equilibrada, rica em proteínas e ômega-3. A batata doce e o espinafre contêm fibras e vitaminas A, B e C. O salmão ainda contém efeitos anti-envelhecimento, pois estimulam a produção de queratina, colágeno e melanina.


Treinar bem e comer bem, traz-lhe saúde e sabe-lhe bem!

domingo, 3 de novembro de 2013

As boas sensações do exercicio físico

Todos nós sabemos que o exercício físico só trás benefícios a nós próprios! Sabe-se que ela trás consigo uma melhoria da saúde, da aparência física e da nossa imagem, que levam a um melhor controle sobre as nossas atitudes e o nosso corpo. Não só trás estes benefícios, pois com ele nós sentimo-nos mais confiantes e seguros noutras áreas da nossa vida, aumentando a nossa autoestima e no final, tudo isso faz-nos completamente felizes!!
Já parou para pensar que deveria ser feliz nestes aspetos? Não gostaria de sentir estas sensações em sua vida?
O caminho não é tão complicado mas tem a sua determinação!
 
Esta sensação de bem estar físico e psicológico vem da ENDORFINA, que é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física e que regula a emoção e a perceção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem-estar e prazer.
Ela é considerada um analgésico natural, reduzindo o stresse e a ansiedade, aliviando as tensões e é até recomendada no tratamento de depressões leves.
Há pessoas que não gostam tanto do exercício, mas da sensação de bem estar de tê-los feito. Assim sendo, a libertação de endorfina que gera a sensação de bem estar, provoca esse estado de plenitude no praticante regular de atividade física.
 
 
Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua libertação. Outros estudos observaram aumento das dosagens dessa hormona até 72 horas após o exercício (Valéria A.Igayara, 2013).
Assim, é importante incluir a atividade física como uma forma de prevenção e tratamento para uma vida mais feliz e harmoniosa.
Por tudo isso, após a decisão de se exercitar, transforme o treino diário (ou 2 ou 3 vezes por semana) num ato de prazer e aproveite ao máximo o bem-estar que a prática lhe proporciona, tentando conciliar o lado físico (melhora da performance), o estético (ter um corpo modelado) e o emocional (ser feliz).
 
Do que espera pra experimentar estas novas sensações? .

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O mito dos 20 minutos de cardio

O mito é algo deste género; para que o corpo comece a utilizar gordura como fonte preferencial de combustível, é necessário realizar pelo menos 20 minutos de exercício cardiovascular.
Por isso, se quer perder gordura deve realizar sessões cardiovasculares longas, com a duração de pelo menos 20 minutos.
Se não fizer isso e a sua sessão de cardio não durar mais de 20 minutos, você não irá conseguir perder gordura. Mas será que esta ideia / afirmação é realmente verdadeira?
 
O mito dos 20 minutos de cardio
 
O mito dos 20 minutos de cardio
 
Agora, é verdade que o seu corpo gasta mais carbohidratos e menos gordura durante os estágios iniciais do exercício cardiovascular. E também é verdade que o seu corpo gasta mais gordura e menos carbohidratos à medida que aumenta o período de tempo de exercício.
 
Mas na realidade, a única coisa que você precisa para perder gordura é de um défice calórico, e não faz grande diferença se o défice é criado durante sessões de treino longas ou várias sessões de mais curta duração.
 
 
Provas científicas
 
Existem algumas provas do que afirmamos acima, uma delas é proveniente de uma investigação conduzida por um grupo de investigadores da University Pittsburgh School of Medicine.
Para o estudo, foi recrutado um grupo de mulheres com excesso de peso, que foi posteriormente dividido em dois grupos.
Um dos grupos realizou uma única sessão de treino por semana, 5 vezes por semana, com a duração de 20-40 minutos. O outro grupo realizou a mesma quantidade de treino, com a diferença de que distribuíram o treino por várias sessões ao longo do dia, com a duração de apenas 10 minutos cada.
Após 20 semanas, as mulheres que dividiram o treino por sessões de curta duração perderam 9 kg, enquanto as do grupo que realizou apenas uma sessão diária perderam apenas 6,3 kg.
O principal motivo para esta maior perda de peso é que as mulheres do segundo grupo acabaram por realizar um pouco mais de exercício, e portanto queimaram mais calorias, do que as mulheres do primeiro grupo, provavelmente porque lhes pareceu mais fácil realizar vários treinos curtos ao longo do dia do que uma sessão mais longa.
 
O mito dos 20 minutos de cardio
 
Quer faça 1 sessão de treino cardiovascular com mais de 20 minutos seguidos ou várias sessões de menor duração ao longo do dia, o efeito de perda de gordura parece ser o mesmo!
 
 
Os investigadores deste estudo afirmaram:
 
Estes resultados sugerem que as sessões de exercício curtas podem melhorar a adesão ao treino.
As sessões curtas de exercício também provocam perda de peso e produzem mudanças simulares a nível de capacidade respiratória em comparação com as sessões mais longas.
Portanto as sessões curtas de exercício podem ser preferidas quando se prescreve exercício a adultos obesos.
 
Uma outra investigação publicada no Journal of the American College of Nutrition  mostrou resultados parecidos.
Neste estudo, um grupo realizou três sessões de treino cardiovascular de 10 minutos por dia enquanto outro grupo fez 2 sessões de 15 minutos. Houve ainda um terceiro grupo que realizou apenas uma sessão diária de 30 minutos.
Nesta investigação não houve diferenças em termos de perda de peso entre os três grupos e os investigadores concluíram:
 
"Estes resultados suportam a hipótese de que o exercício acumulado em várias sessões curtas tem efeitos similares a uma sessão prolongada no que diz respeito à melhoria da capacidade aeróbica e perda de peso durante a restrição calórica em mulheres jovens com sobrepeso."
 
 
Conclusão
 
A gordura é um tipo de tecido que armazena energia. Em termos simplistas, para perder gordura tem que gastar mais calorias do que as que ingere a partir da sua dieta.
Não faz grande diferença se queima essas calorias num treino de duração prolongada ou em várias sessões de treino de duração mais curta, inferiores a 20 minutos.
Não existe nenhum limite mágico de 20 minutos a partir do qual o seu corpo irá passar a queimar exclusivamente gordura, até porque os estudos mostram que ambas as formas funcionam no sentido de redução da gordura corporal.
 
 
fonte: musculação.net

Como ficar mais forte e com mais massa muscular

A maioria da população, maioritariamente género masculino, que começam a treinar musculação desejam ganhar músculos e força. Para isso, é necessário seguir alguns passos simples, mas que exigem dedicação:

Treino com intensidade!! Para ganhar músculos vai precisar treinar com intensidade. Se for para o ginásio "passear", o melhor mesmo é ficar em casa.

Durma bem!! Por mais incrível que pareça, nós não aumentamos massa no ginásio, e sim fora dela. É muito importante que você durma bem para que o seu corpo recupere os tecidos
musculares fatigados no seu treino.

Seja consistente!! Não adianta nada treinar uma semana e parar duas. Você precisa ter consistência nos treinos. Os resultados não aparecem do dia para a noite e terá que persistir
para ficar com o corpo que quer.

Mude a rotina!! Ficar "preso" na mesma rotina de treinos por muito tempo não é trás melhorias, pois o corpo acaba se acostumar ao treino. De 2 em 2 meses, no máximo, troque o treino para dar um choque diferente nos
músculos.

Come!! Tudo que você leu acima não serve de nada se a sua dieta não for a indicada. Para ganhar massa muscular, além de ter de comer muito, vai precisar saber comer bem. Para isso, é necessário que monte  oseu cardápio com base nos alimentos corretos.