terça-feira, 24 de março de 2015

A falta de exercício físico e o factor de risco de mortalidade

 
A falta de exercício físico é um fator de risco de mortalidade tão importante como o tabaco e obesidade! Um estudo na prestigiada revista The Lancet mostra o grande impacto da falta de actividade física na nossa saúde e como a sua relação com a mortalidade pode ser comparável ao de fumar.
 
Investigadores do Brigham and Women's Hospital e da Harvard Medical School descobriram que não praticar exercício moderado, 150 minutos por semana (o recomendado pelo Centers for Disease Control and Prevention), estava associado a 5,3 milhões de mortes no mundo em 2008 - cerca de 9% do todas as mortes!

Os investigadores escreveram no estudo que "Com a eliminação de inatividade física, a expectativa de vida da população mundial poderia aumentar em 0,68 anos. Estes dados fazem da inatividade física um factor de risco semelhante ao estabelecido para o tabagismo e obesidade". Os investigadores observaram que os adicionais 0,68 anos parecem pouco porque essa valor foi calculado tendo em consideração tanto indivíduos activos com inactivos.

A equipa analisou ainda estudos anteriores sobre os efeitos do exercício no risco de várias doenças. Eles descobriram que não praticar os níveis de exercício recomendados foi a causa principal de 6 a 10% de doença cardíaca coronária, cancro da mama, cancro de cólon e casos de diabetes tipo 2 em todo o mundo. Especificamente, não atendendo os níveis de exercício recomendado foi associado com 6% dos casos de doença cardíaca coronária, 7% dos casos de diabetes tipo 2, e 10% de cancro de cólon e de mama!

 Recomenda-se então que os adultos tenham pelo menos 150 minutos por semana de um exercício aeróbio moderado - como caminhar rapidamente - além de dois ou mais dias de atividades de fortalecimento muscular. Uma outra combinação recomendada é de 75 minutos por semana de exercício aeróbico vigoroso, como correr, juntamente com dois ou mais dias de atividades de fortalecimento muscular. Mas não é necessário fazer todos os exercícios numa única sessão. Pode fazer um pouco de cada vez para ajudar a atingir os níveis de actividade física recomendados.

Sem comentários:

Enviar um comentário