quinta-feira, 18 de junho de 2015

Exercicio pós parto

Antigamente, falar em maternidade era falar em mulheres que engordavam sem controle e que passavam muitos meses de pós-parto apenas a amamentar e a cuidar do bebé. Hoje em dia, já não existe essa ideia. A preocupação com a retomada do corpo ideal e do peso adequado, após os nove meses de gravidez é crescente.



 
 

Com os devidos cuidados e exercícios físicos adequados, é possível adaptar a atividade física à nova rotina pós-parto. Alguns exercícios são considerados mais apropriados para esta fase, como a caminhada, hidroginástica, natação e alongamentos, em intensidade moderada pois uma atividade mais intensa pode interferir na produção do leite. É importante referir que muitas das mudanças fisiológicas e morfológicas da gestação persistem por quatro a seis semanas após o parto, variando de pessoa para pessoa, e isso deve ser levado em conta durante a prescrição da atividade física.
 
Geralmente a grande maioria dos obstetras dão luz verde às atividades leves depois de 2 meses após o parto principalmente se este for cesariana. No caso do parto normal este prazo poderá ser mais curto, alguns até recomendam começar 15 dias depois!
Apesar disso, até 4 meses após o parto deve ter muito cuidado com a prática de desporto, uma vez que o perigo de sobrecarregar e assim enfraquecer ainda mais os músculos pélvicos a longo prazo é grande. Mesmo quando temos a vontade de ter uma barriga lisa de novo, o treino abdominal está, portanto, bastante condicionado! Então, se sentir alguma dor/desconforto em algum exercício, pare e mude de exercício.
 
De salientar que antes de qualquer atividade siga sempre a orientação do seu médico em relação a quando voltar as atividades, pois cada caso é um, e o procedimento poderá ser diferente em cada um deles.
Atenção que as mamãs que fizeram cesariana (como eu), deverá tomar mais cuidado com alguns exercícios como abdominais e exercícios de maior intensidade, pois a recuperação é mais demorada.
 
Dia 20, faz 2 meses que tive o meu pimpolho, e como tal, quero recomeçar levemente ao ativo. Vou prescrever um plano de treino geral, consoante a minha experiência e evolução para futuros trabalhos, isto porque por mais  estudos, opiniões e artigos que lemos, o melhor é mesmo passarmos pela experiência.
Para este plano também vou contar com o feedback de outras mamãs que tiveram os seus filhotes em Abril, que vão passar comigo pela mesma experiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário