sábado, 21 de dezembro de 2013

O que comer pré e pós treino?

Digam o que disserem não há nada mais in do que cuidar da nossa saúde e nos sentirmos bem com o próprio corpo. A atividade física é fundamental! Além de ajudar a perder peso e adquirir massa muscular, alivia o stress, melhora o trânsito intestinal e a saúde óssea, aumenta a autoestima e levanta o nosso estado de espirito com a libertação de endorfinas.
 
Alimentar-se corretamente faz toda a diferença e nosso corpo responde muito melhor e os resultados são mais visíveis!
 
Sou constantemente abordada com dúvidas em relação à alimentação no pré e pós treino. Em baixo, muito resumidamente, deixo algumas dicas:

 
Pré-treino:
 
O ideal é comer carboidratos em pequenas quantidades cerca de 20 a 30 minutos antes do começar o treino para ter energia e evitar algum desconforto gástrico. Se fizer uma refeição mais completa ou pesada do que as sugeridas, aguarde 1 hora e meia para se exercitar.
 
 
Opções:
 
- Pão integral com mel (pode ser substituído por geleia/compota/doce sem açúcar)
- Batata doce cozida ou assada.
- Frutas acompanhadas de fibras, como banana amassada com farelo de aveia (mel opcional), papaia com sementes de Chia ou salada de frutas com muesli.
- Bolacha de arroz integral com canela ou com mel.
 
OBS: Café ou chá verde são ótimos antes do treino, já que a cafeína aumenta a disposição e é termogenica, auxiliando a queima de gordura.


Pós-treino:

Estudos indicam que o melhor é ficar 1 hora sem comer após os exercícios aeróbicos se seu objetivo for emagrecer. Isto porque o metabolismo ainda está acelerado e se se alimentar interrompe esse processo.
Por outro lado se a meta for desenvolver e aumentar o músculo, o ideal é ingerir carboidratos e proteínas até 30 minutos após o treino. Assim, você repõe as energias e começa a reparar as fibras musculares.
 

Opções:
- Pão integral com ovo mexido no azeite (pode ser substituído por queijo branco, atum ou carne magra).
- Omelete de claras e uma torrada integral.
- Massa a bolonhesa ou molho de tomate com frango grelhado.
- Arroz integral com feijão e carne magra.
- Filé de peixe com batatas assadas com azeite e alecrim.

Pense! Cuide da sua dieta e alcance seus objetivos!
Bons treinos e boas dietas! =)

Sem comentários:

Enviar um comentário