sábado, 10 de maio de 2014

Executar abdominais, perde-se gordura localizada?

Isto sim, é uma das dúvidas que a maioria das pessoas me colocam e por mais que se explique ainda há quem não acredite!!
 
Não existem exercícios que façam perder gordura localizada!! A perda de peso numa determinada zona é uma falsa crença, ao realizarmos um trabalho específico, estamos a produzir um gasto calórico. Se o balanço entre as calorias ingeridas e consumidas for positivo, então esse exercício está a contribuir para a perda de massa gorda em todo o corpo, mas não nos odiados "pneus" do abdómen. A gordura eliminada não é a dos músculos que exercitamos, cada pessoa acumula gordura consoante a sua tipologia e muitas vezes trabalha determinado tipo de músculos mas vai perder noutra zona qualquer.
 
O abdominal tem que ser treinado assim como outro grupo muscular qualquer – os bíceps, os tríceps, etc., embora o grupo muscular mais importante seja as costas porque são elas que sustentam a nossa posição de bípede. Ao treinar os abdominais são gastas tantas calorias como com outro grupo qualquer. É certo que quanto mais se utiliza grandes grupos musculares, melhor se controla a massa gorda e mais peso se perde. Não é verdade que executar um número superior de abdominais vá originar maior perda massa gorda porque implica um maior trabalho da massa muscular, já que a gordura que se encontra por cima do músculo só se perde se complementar também com treino aeróbio e/ou musculação/força.
 
Então meus amigos, se o objetivo for controlar a massa gorda e perder peso, quanto mais se utilizar grandes grupos musculares mais isso acontece! E tudo está relacionado com o balanço entre das calorias, nunca havendo perda localizada!!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Como digo acima quanto maior o nr de fibras mexer num exercício e num treino, mais a probabilidade de perder gorduras aumenta! Os melhores exercícios são os exercícios combinados, por exemplo um agachamento com um burpee. ;)

      Eliminar