terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Estratégia de luta contra gordura

A maioria das pessoas têm uma luta constante contra o excesso de peso e gordura na barriga. Hoje o que aqui trago é a estratégia de luta contra o excesso de peso e gordura na barriga e como deixar o nosso abdominal mais saudável!
Em baixo está a explicação dos três tipos de gordura no organismo e  as dicas para combater cada uma delas.
 
 
Dicas para perder a barriga - abdominais queimam a gordura da barriga?
 
Antes de começar a falar do combate à gordura, convém desmentir um mito bastante popular: na realidade, os abdominais, ou qualquer outro exercício para os músculos abdominais, não queimam a gordura localizada!! A queima local de gordura é fisicamente impossível!!
Pesquisas da fisiologia humana mostram que, apesar de o músculo ativo utilizar, de fato, o tecido adiposo em sua volta como energia de trabalho, trinta minutos de abdominais queimam apenas 0,05 g de gordura subcutânea.
O mecanismo de ação dos exercícios na queima da gordura é um pouco diferente — em exercícios aeróbicos o organismo aprende a utilizar as reservas internas de energia, aumentando gradualmente a quantidade de capilares no tecido adiposo, o que leva à sua queima.
 

Os três tipos de gordura
 
É obvio que os capilares não podem se multiplicar infinitamente e que essa estratégia funciona somente até um determinado momento e com um determinado tipo de gordura. É precisamente por isso que para muitos é fácil perder os primeiros quilos, mas é difícil encontrar aquela barriga lisa.
Na realidade, a gordura num homem adulto não é toda igual e divide-se em três tipos fundamentais: gordura visceral, gordura subcutânea e gordura definida pelo género. E cada uma exige a sua estratégia de combate.
 
Gordura visceral
Como o próprio nome indica, a gordural visceral é armazenada primeiramente na cavidade abdominal, empurrando a barriga para fora. Quanto mais gordo o homem, mais gordura desta ele terá. E é precisamente a gordura visceral que dá ao indivíduo a silhueta de uma maçã.
Os exercícios cardio são os mais eficazes contra este tipo de gordura. Quem garante que emagreceu bruscamente simplesmente a correr, teve primeiro que se livrar da gordura visceral. Se você consegue encolher a barriga, significa que tem pouca gordura deste tipo e a corrida não lhe ajudará.
 
Gordura subcutânea
Cerca de 40-60% de toda a gordura do corpo se apresenta em forma de gordura subcutânea — aquela gordura que podemos sentir debaixo da pele. Os exercícios aeróbicos têm menos capacidade de eliminação deste tipo de gordura e para além deles há que adotar também uma dieta com déficit calórico.
Em média é possível perder entre 400 g a 700 g dessa gordura por semana, o que equivale a um déficit de 500 kcal a 900 kcal por dia, não mais que estes valores, pois o organismo é incapaz de queimar mais, se diminuir a ingestão calórica acima dos valores acima, começará a perder em primeiro lugar músculos e não a gordura.

 
 
Gordura teimosa da barriga (gordura localizada)
O terceiro tipo de gordura é aquela definida pelo género e que está localizada na parte inferior da barriga e costas, nos homens, e no quadril e nas nádegas, nas mulheres. A luta contra esse tipo de gordura é bastante atual para homens com menos de 10% de gordura subcutânea.
Infelizmente, esta gordura é precisamente a mais problemática, já que o organismo só a utiliza em último recurso, livrando-se antes das gorduras visceral e subcutânea. A estratégia de luta contra esta gordura exige soluções conjuntas que irei traçar nos próximos posts.
 
 
Emagrecer uma vez é para toda vida?
 
Vale a pena notar que, ao contrário do que comumente se acredita, a quantidade de células adiposas não é algo definido geneticamente e o organismo tem liberdade total para a criar novas reservas de gordura. Infelizmente, as células adiposas praticamente não morrem, são eternas.
No fundo, os tecidos adiposos fazem lembrar esponjas (nós pode até emagrecer e “secar” as células adiposas, mas teremos sempre que manter uma dieta e praticar exercícios físicos, já que essas células retomam ao seu volume inicial com incrível rapidez assim que comecemos a comer a mais)
 
Como explicado acima, a gordura no organismo humano divide-se fundamentalmente em três tipos diferentes: gordura visceral, gordura subcutânea e gordura relacionada com o gênero. A estratégia de combate difere em cada uma delas e será descrita nos próximos posts.
 
fonte: fat new world

Sem comentários:

Enviar um comentário