sábado, 15 de fevereiro de 2014

Queima de Gordura Visceral

 
 
Quando pensamos em perder gorduras, as primeiras a desaparecerem são as gordurinhas viscerais, ou seja, são gorduras que revestem os órgãos internos e que faz com que a barriga fique saliente. Em baixo passarei a dar-vos as regras eficazes de treino e recomendações referentes à alimentação e suplementos.
 
Como diminuir a barriga?
A gordura no organismo do indivíduo adulto não é toda igual e pode ser dividida basicamente em três tipos diferentes: gordura visceral; gordura subcutânea e gordura localizada (que é definida pelo sexo do indivíduo), explicado aqui.
Cada um destes tipos exige a sua estratégia própria de combate e hoje falaremos sobre como se livrar da gordura que reveste os órgãos internos. Este post será particularmente útil àqueles que não apenas buscam “modelar o corpo” mas que sofrem com o excesso de peso.

O que é a gordura visceral?
Muito frequentemente, a causa de aparecimento de gordura visceral é banal: estilo de vida sedentário e uma alimentação altamente calórica. A gordura visceral acumula-se primeiramente na parte interior do abdômen, o que acaba empurrando a barriga para fora.
As pessoas com muita gordura visceral sofrem geralmente de obesidade e de todas as consequências negativas que daí advém para a saúde: nos homens diminui o nível de testosterona, aumenta o risco de ataque cardíaco e de muitas outras doenças.

 
Fisiologia da perda de gordura
As reservas de gordura visceral que se formam na falta de exercício físico destacam-se pelo seu reduzido número de capilares. Na essência, estamos a falar de um peso morto que o corpo não usa no metabolismo. O trabalho do treino é, precisamente, reensinar o corpo.
Com exercícios aeróbicos de média intensidade há uma melhora na circulação no tecido adiposo, o corpo começa a utilizar a gordura como fonte de energia, o que leva a uma queima gradual dessa gordura. E com o passar do tempo os resultados vão ser mais rápidos.

 
Treino para pessoas com sobrepeso
 A corrida é altamente contraindicada a pessoas com mais de 80 a 90 kg: em primeiro lugar, se você não sabe o modo correto de correr e pousa o pé com o calcanhar, acaba criando pressão nos joelhos, o que pode levar a lesões. Em segundo, irá aumentar o batimento cardíaco acima do recomendável.
Para pessoas não habituadas a treinar, treinar na zona vermelha (mais que 90% da FCmax) pode causar problemas no coração ou mesmo levar a uma paragem cardíaca. Para medir as batidas durante o treino utilize obrigatoriamente um monitor cardíaco ou os sensores instalados nos aparelhos e treino.
 
 
Precisa mesmo de correr para emagrecer?
Quando escolher um exercício aeróbico, lembre-se que deve executá-lo na zona de 60-80% da Fcmax. Para pessoas sedentárias isto significa geralmente uma caminhada rápida. Corrida ou natação disparam a frequência cardíaca e isso é contraindicado para si.
Faça semanalmente entre de 2 a 4 treinos de 45-60 min e de preferência treino em circuito, treino este que está comprovado ser um treino que melhores resultados.
Dieta para perder peso
Nesta etapa é importante não tentar cortar drasticamente a alimentação ou passar fome, basta que seguir as normas calóricas diárias (ler post aqui), cortar no fast-food e doces, aumentar a quantidade de comida saudável no prato e nunca comer além da conta.
Lembre-se que está no começo de uma jornada atrás de um corpo elegante e saudável e, por isso, antes de mais, vai precisar de ensinar o seu corpo a emagrecer. Medidas radicais costumam ser difíceis demais, logo a motivação perde-se e termina a garra de emagrecer.
 
Livrar-se da barriga saliente e da gordura visceral não é assim tão difícil: basta ter um controle básico sobre o que come, assim como se exercitar com cardio de baixa intensidade algumas vezes por semana. O principal é não ter pressa e mentalizar-se que vai obter resultados graduais. Sim, graduais, os resultados não aparecem de uma dia para o outro, ou até mesmo de uma semana para a outras!

1 comentário:

  1. Olá Alícia! Antes de mais, parabéns pelo blog. Tem por aqui muitas dicas úteis. Queria que me esclarecesse numa questão, se for possível. Tenho excesso de peso e preciso neste momento de perder no minimo 10kg. Já estou a ser seguida por uma nutricionista. Mas tenho realmente uma barriga grande. Então, segundo percebi, nesta primeira fase o que tenho que fazer de exercicio é caminhadas. É isso? É o que tenho feito: caminhadas longas 3/4 vezes por semana e todas as segundas dou uma corrida. Mas está a pensar inscrever-me num ginásio para fazer uns treino mais especificos e para ver se começo a tonificar qualquer coisa. Acha que faço bem?

    ResponderEliminar