sexta-feira, 21 de março de 2014

Dieta Desintoxicação - explicação antes do começo

Olá boa tarde! Devido às imensas mensagens que tive nestas últimas horas a pedirem a "dieta" (que estou a preparar para mim, para a próxima semana) decidi fazer este post para esclarecimento de alguns.
 

De salientar que o cardápio que estou a preparar pode não ser de agrado a todos. Ele é feito com os legumes, frutas e sementes que mais gosto e relativamente aos dias da semana é dirigido aos dias de treinos que faço.
Como é obvio cada um pode ajustar o cardápio para si próprio, deitar mais ou menos quantidade do pedido!
 
A densidade calórica da Dieta Desintoxicante é extremamente baixa, ficando muito abaixo da necessidade energéticas de um individuo adulto, com isso durante o período de seguimento é possível que ocorram episódios de mal estar, fraqueza, tonturas, dores de cabeça, indisposição ou até mesmo desmaio devido à reduzida quantidade consumida de carboidratos, principal fonte de energia do corpo. A prática de atividade física durante o período de seguimento da dieta não é recomendada!!
 
Contudo, vocês notarão que às segundas, terças e quintas ao almoço coloco proteína (atum, peixe e ovo), visto que faço treino... não quero ser bastante radical e cortar a proteína nestes dias. E, como é obvio, se o meu corpo se sentir fraco não levarei o estipulado a rigor, claro está que tenho de responder devidamente ao que o corpo me pede. (não sou maluca e vocês também não podem ser hehehe)
 
Se vocês praticam exercício podem fazer tal e qual como eu.
 
Também devem reparar que coloco a aveia de manhã, nesses mesmo dias, isso porque treino logo de manhã e é mais uma forma de me dar energia. Podem fazer o mesmo também. Para quem treina de tarde pode colocar a aveia no batido da tarde.
 
Para aqueles mais esquisitos, se optar por espinafre, agrião ou rúcula, junte-lhes um pouco de hortelã para aligeirar o seu sabor intenso. Quando falo em água, podem utilizar água de coco pois esta bebida deixa-a mais saborosa e rica em minerais, também é possível utilizar chás ou infusões de ervas.
É PROIBIDO a utilização de açúcar e adoçante, as frutas e legumes são naturalmente adocicados, como a maçã, a banana e a cenoura, não precisam de tais ingredientes.
Para quem mudar alguns batidos é importante salientar que a absorção do ferro dos folhosos verdes deverá juntar-se sempre à bebida um alimento rico em vitamina C (limão, lima, toranja, laranja ou kiwi) e nunca juntar leite, porque o cálcio dificulta a sua absorção.
 
Esta semana detox é extremamente radical, sendo difícil de ser seguida. Por isso, antes de iniciar, reflita: você está disposto a mudar completamente sua alimentação e rotina durante estes 5 dias?
 
Eu própria não sei se conseguirei, mas, estamos cá para ver. Quem não conseguir concluir os 5 dias, se conseguir 3 já será ótimo!!
Informo ainda que todos os dias de manhã colocarei um post no facebook para quem me acompanhar e quiser postar comentários sobre a sua experiência, resultados (peso corpo por exemplo), etc. Eu não quero perder peso, mas para quem está com dificuldade em perder (devido a estagnação do mesmo) será interessante colocar a foto do valor que a balança nos dá nesses dias! Para quem tem retenção de líquidos será deveras interessante também ver o resultado do corpo =)

6 comentários: