sexta-feira, 21 de março de 2014

Semana de Desintoxicação (5 dias)

Muita gente pensa que alimentação detox é sinónimo de dieta radical, restritiva e cheia de ingredientes malucos.
A detox é uma técnica da nutrição funcional cujo objetivo é ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde. MAS numa dieta detox saudável e racional, as restrições não devem ser absolutas e são feitas por um curto período de tempo, três a sete dias no máximo, que podem ser repetidos esporadicamente
 
Infelizmente, o padrão de vida atual, baseado numa alimentação pobre em vitaminas e rica em agrotóxicos, aditivos alimentares, açúcares, gorduras e uso abusivo de medicamentos, estamos constantemente expostos a substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do corpo.
Se tens sintomas como cansaço excessivo, insónia, dificuldade de digestão, mau funcionamento do intestino, excesso se gases, retenção de líquido, falta de concentração, dores de cabeça e até dificuldade em perder peso, vale a pena experimentar a detox.
Olhando à primeira vista, a dieta detox não tem muita diferença de uma dieta saudável. Mas, para cumprir o objetivo de "desintoxicar" o corpo, o programa aposta em alimentos naturais e exclui os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergénico, como laticínios, leite de soja, glúten (trigo), cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.
 

 


Apesar da boa e correta alimentação que levo, cometo certos erros, ao qual ultimamente tenho "abusado" de certa forma, então decidi que, a próxima semana, vou fazer uma dieta detox, de forma a dar um estimulo e choque ao corpo, de forma a desintoxicá-lo das pequenas porcarias que lhe dei ultimamente. Irei fazer e para partilhar com vocês um cardápio realizado por mim. E pós a dieta partilharei com vocês a experiencia assim como a minha opinião sobre este tipo de "dieta".
Para quem quiser acompanhar-me nesta "dieta" durante 5 dias, basta entrar em contato comigo via facebook (enviar mensagem) para poder ceder o cardápio e combinar o que fazer durante essa mesma semana!
 
No meu cardápio detox vai conter basicamente frutas, verduras e legumes orgânicos (se possível). Nos dias de treino irei colocar a aveia e proteínas (neste caso peixe). Não vou deixar de lado as oleaginosas (amendoim, nozes, amêndoas) e leguminosas (feijão, grão-de-bico). As sementes vão estar SEMPRE presentes (linhaça, chia, baga goji, papoila, abóbora e girassol) e muito líquido (água, chás e água de coco). E ainda temperos naturais, como alecrim, gengibre e as ervas frescas.
 
 
Quem gostaria de fazer e acompanhar esta experiencia?? =)
 

3 comentários: