sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Chocolate: amigo ou inimigo?

O Chocolate é sem dúvidas o doce mais apreciado no mundo, é difícil encontrar alguém que não goste. Até à pouco tempo atrás ele era visto como o inimigo de uma dieta equilibrada devido ao seu alto índice calórico e à quantidade de gordura encontrada.


 
Hoje a história é outra, estudos já comprovam que o consumo regular pode trazer muitos benefícios para a saúde, como: redução do mau colesterol (LDL), melhora do funcionamento do Coração, melhora do humor, diminuição do apetite por doces e até mesmo na melhora do diabetes.
 
Mas calma!! Não te vais por a comer uma tablete de chocolate inteira!
O consumo indicado é de 20 a 40 gramas por dia e preferencialmente os que tenham no  mínimo 70% de Cacau, quanto mais amargo, ou seja, maior porcentagem de Cacau,  mais benefícios a saúde ele pode trazer. Existe no mercado vários chocolates com grandes percentagens de Cacau!
 
Os chocolates meio amargos, acima de 70% de cacau, são mais indicados, pois contem uma maior concentração de flavonoides e de antioxidantes. Ou seja, quanto mais % de cacau melhor!
Os Flavonoides auxiliam na redução de formação de placas de gordura nas veias, artérias e têm propriedades anticancerígenas e é eficaz na prevenção de úlceras.
As Substâncias antioxidantes combatem os radicais livres, reduzem o mau colesterol e os triglicerídeos.
 
Além das substâncias citadas acima, o Chocolate contém alcaloides (cafeína e teobromina), substâncias essas que auxiliam na  melhora da concentração, estimula o sistema nervoso e dão mais energia.
 
Agora depois desta explicação e de saberes os benefícios do Chocolate sabes que podes come-los... mas de preferência amargo, claro! E com moderação =)
 
Confera abaixo o quadro com benefícios e malefícios do consumo de chocolate.
(fonte: globo.com/bem-estar)
 
chocolates 2

Sem comentários:

Enviar um comentário