quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Para se tornar um atleta melhor, é preciso fortalecer a região do CORE?

 
A região do CORE é composta pelos músculos do Abdómen, Dorsais, e estabilizadores da Coluna. O treino excessivo dessas regiões pode causar lesões e atrapalhar ao invés de auxiliar no desempenho.
Estudos recentes realizado com remadores comprovaram que trabalhar bem a região do CORE auxiliou no fortalecimento do abdómen, mas não melhorou o desempenho dos atletas.  Outro estudo realizado por pesquisadores de Indiana, EUA,  com jogadores de futebol americano, também com provou que os treinos focados na região do CORE auxiliaram no fortalecimento e definição dos músculos dessa região, porem não aconteceram melhoras no desempenho desses atletas.
 
Segundo o Treinador Adauto Domingues, os treinos focados no CORE tem mais benefícios estéticos do que no desempenho dos atletas, mas que esse grupo de músculos tem grande importância no equilíbrio das pessoas e isso sim pode auxiliar os atletas de determinadas modalidades.
Outro estudo importante comprovou que o exercício abdominal convencional (elevar o tronco até ficar sentado), pode causar lesões na coluna vertebral, se realizados de forma excessiva e sem as devidas orientações!
 
A dica é: você pode fortalecer os músculos do CORE praticando a atividade de sua preferência ou fazer exercícios compostos, que solicitam também os músculos do CORE, como o agachamento (se realizado de forma correta, claro) ou até mesmo a Corrida.

Sem comentários:

Enviar um comentário