domingo, 13 de outubro de 2013

Erros que não combinam com perda de peso

 

Muita gente quer iniciar uma dieta para recuperar/melhorar o seu físico assim como a sua saúde.
Mas existe muito insucesso nas dietas de hoje em dia, e esses erros podem por em causa a realização correta do esforço de perder peso.
 
Abaixo vou dar-vos as razões desse mesmo insucesso, assim como as soluções para conseguir alcançar o sucesso...
 

1º Erro: ‘Ocupar’ os seus tempos livres com comida

 
 
 
Razão do insucesso:
- Comer quando se está aborrecido, emocionalmente abalado ou stressado.
- Comer um pacote inteiro de bolachas ou batatas fritas e não se sentir saciado.
- Não conseguir expressar os seus sentimentos.
Existem muitas pessoas que se refugiam na comida, comem como uma maneira de escapar aos sentimentos e problemas e, na maioria dos casos, os alimentos ingeridos nessas alturas são ricos em hidratos de carbono, pois estes, sem nos apercebermos, ajudam na produção de uma substância que nos confere uma sensação de bem-estar momentâneo.
 
Para ter sucesso:
- Fazer uma lista de tudo aquilo que come para que faça uma espécie de diário e posteriormente perceber o que come melhor ou pior, podendo associar esse facto a como se sentiu nesse dia.
- Utilize mais os tempos livres para fazer coisas que o mantenham ocupado, assim que sentir vontade de comer, lembre-se das atividades que tem prazer em realizar e coloque mãos à obra.
- Coma apenas sentado à mesa! Uma das razões para o consumo exagerado de alimentos é estar a ver televisão enquanto come, a razão é a distração e consequentemente não tem a noção das quantidades ingeridas.
 

2º Erro: Ter comportamentos pouco saudáveis

Razão do insucesso:
- Querer perder peso "do dia para a noite" e conseguir, mas depois recupera-os rapidamente.
- Desiste logo, pois pensa que não consegue abdicar dos pequenos vícios alimentares.
- Arranja mil desculpas para não continuar a dieta.
 
 Para ter sucesso:
- Fale com os amigos e tente praticar exercício físico com companhia, é motivacional ter companhia e ter alguém com quem ‘competir’.
- Torne o exercício físico num hobby e não veja o exercício apenas como uma atividade para perder peso. Tenta transforma-lo em algo que gosta de realizar, de forma a não desistir tão facilmente.
- Imagine os resultados positivos: visualize benefícios práticos na sua vida pessoal que poderá alcançar caso perca peso, não desmotive à primeira, pois os resultados levam o seu tempo a aparecer.
- Avance progressivamente no exercício. Defina vários patamares para a evolução da sua condição física com um profissional. É mais simples conseguir dar passos pequenos e depois maiores do que começar logo a tentar dar grandes passos.
 
 
3º Erro: Não gostar de se ver ao espelho
 
 

Infelizmente a maior parte das pessoas só avançam para uma dieta porque têm uma baixa auto-estima derivada do seu aspecto físico e não pelo simples facto da sua saúde se estar a degradar.
 
É um exemplo do seu caso se:
- Acha que só irá sentir-se bem quando perder peso.
- Sente que a sua personalidade merecia outro corpo.
- Critica demasiado o seu aspecto físico, nunca salientando o que realmente tem de bom em si, sim porque todos nós temos algo bom.


 Para ter sucesso:
- Aceite-se como é: deverá mentalizar-se que nem tudo corre como o esperado, deverá sentir-se feliz assim e, tudo o que de bom vier é um extra.
- Reserve algum tempo para si todos os dias: durante cerca de 30 min a 1 hora, pratique uma atividade relaxante, nem que seja apenas ouvir música calma
- Olhe para os outros, não é exatamente uma comparação consigo, é apenas um exercício de observação. E agora diga, acha que há alguém perfeito? Tão perfeitos como quer ser? Se consegue ‘perdoar’ os defeitos físicos dos outros tem obrigação de perdoar também os seus!
 
 
4º Erro: Ser influenciado pelos outros
 
Razão do insucesso:
Existe sempre alguma pressão dos demais em melhorar o nosso aspeto físico. Grande parte dessas pessoas fazem-no porque não entendem o esforço e sacrifícios feitos para atingir o objetivo.
Como consequência do receio em ser ‘olhado de lado’, existem várias situações:
- Em refeições com os seus amigos come pratos que não vão de encontro à sua dieta.
- Mais ninguém sabe que está a praticar uma dieta.
- O seu parceiro/A sua parceira não quer realizar um plano dietético ou de exercício igual ao seu.
 
 Para ter sucesso:
Fale! Não se envergonhe dos seus objetivos, diga o que está a fazer e o que pensa alcançar com isso. Os seus amigos e família dar-lhe-ão sempre apoio, desde que os esclareça da importância que a dieta tem para si.


E a verdade é esta, se nós não cuidarmos de nós, quem cuidará?

Sem comentários:

Enviar um comentário