segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Razões para evitar o treino aeróbio

Sendo treinadora e praticante de musculação já me passaram pelas mãos todo o tipo de pessoas, pessoas que sabem ouvir, que me vêm pedir conselhos... mas também pessoas que não nos dão ouvidos e por vezes fazem treinos que não têm nem pés nem cabeça, pessoas a fazer sempre os mesmos treinos, mês após mês, ano após ano. O incrível (ou não) é que essas pessoas continuam a ter a mesma aparência, o seu nível atlético mantém-se igual ou por vezes até pioram a sua aparência em termos estéticos!
Isto acontece com os indivíduos que estão sempre a realizar trabalho aeróbico de forma constante, ou seja, condicionamento aeróbio de baixa intensidade.
O que é pena é que a maioria das pessoas não compreendem que estão a fazer algo de mal para obter os resultados que procuram. Estão resignadas ao facto de que esta é a forma como as coisas são e que não há nada que possa ser feito para corrigir as suas deficiências. Se perguntarmos a essas pessoas quais os resultados que gostariam de obter do seu treino, a resposta número um é “perder peso, ou ficar mais magro.”
Quando as pessoas querem ter um corpo fitness e as questionamos há quanto tempo realiza o seu actual programa de treino a resposta habitual é “algo entre 2 a 12 meses.” O típico programa que seguem é umas vezes por semana de treinos de musculação com máquinas que isolam os músculos e 30-60 minutos de exercício aeróbico contínuo 3 a 5 vezes por semana numa máquina de cárdio, corrida, bicicleta no exterior, ou participar em algum tipo de aulas de grupo no ginásio.
 
 
 
 
Ora, os especialistas dizem-nos que isso não é a forma mais adequada de obter resultados ao longo do tempo. O mundialmente reconhecido “guru” da força e fitness Charles Poliquin, identificou 6 razões pelas quais o exercício aeróbio é contra produtivo para perda de gordura e que eu sempre partilho com os meus clientes.
 
1º Razão: O exercício aeróbio contínuo estagna após 8 semanas de treino, por isso, qualquer coisa mais longa que isso, é contra-produtivo.
 
Esta é uma afirmação que abre os olhos a muita gente, que reconhecem imediatamente que estiveram a perder o seu tempo durante um certo período.
 
 
 
2ª Razão:  O treino aeróbico diminui a força local e sistémica – por outras palavras, pode torná-lo mais lento.
 
Se é um atleta ou “guerreiro de fim de semana”, que gosta de participar em eventos atléticos ou desportos de equipa que requerem velocidade de capacidade de salto, esta é a ultima coisa que pretende de um programa de treino cardiovascular.
Por exemplo, Poliquin afirma que quanto mais exercício cardiovascular de pernas realizar, mais irá piorar o seu salto vertical.
 
  

3ª Razão: O exercício aeróbio aumenta o stress oxidativo, que pode acelerar o processo de envelhecimento.

De acordo com a endocrinologista Dr. Diana Schwarzbein a oxidação é um processo que forma radicais livres no organismo. Normalmente, o corpo pode neutralizar essas substâncias com antioxidantes.
É apenas quando existe um aumento excessivo de radicais livres que o organismo não consegue neutralizar todos os radicais livres. Isso leva a mudanças no metabolismo que podem acelerar o processo de envelhecimento.



4º Razão: O treino aeróbio aumenta o stress adrenal que pode levar ao excesso de peso e causar outras consequências indesejáveis para a saúde. 

De acordo com o Dr. James Wilson as glândulas adrenais em funcionamento, segregam pequenas, e no entanto, quantidades precisas e equilibradas de hormonas esteroides.
Quando um indivíduo realiza demasiado exercício aeróbico, as glândulas adrenais são stressadas duma forma que pode perturbar o equilíbrio e poderia levar á fadiga adrenal.
A fadiga adrenal está associada a sintomas como: cansaço, receio, alergias, gripes frequentes, artrites, ansiedade, depressão, memoria reduzida, e dificuldades de concentração, insónias, sensação de desgaste, e mais importante, com respeito a este artigo – a incapacidade de perder peso depois de esforços extensivos.

 
 
5º Razão: O exercício aeróbio aumenta a massa adiposa em indivíduos stressados através do aumento do stress.

Se já está a sofrer de bastante stress na sua vida, então adicionar stress extra através da realização de demasiado exercício aeróbico continuo, irá na verdade, adicionar mais gordura corporal, tornando ainda mais difícil os objetivos de perda de peso/massa adiposa.
O exercício aeróbico piora o rácio de testosterona/cortisol que impede a sua capacidade de aumentar a sua massa muscular, que por sua vez iria queimar gordura extra.
Quando o rácio de testosterona/cortisol diminuiu, diminuiu também a sua capacidade de ganhar massa muscular limpa, que ajuda a aumentar o seu gasto calórico diário, tornando assim muito mais difícil a perda de massa adiposa.

 
 
Depois destas 6 razões é importante que fique nas vossas cabeças que o exercício aeróbio contínuo é contra-produtivo para o seu treino,

Por isso mesmo se propõe hoje em dia, e é o tipo de treino que ofereço aos meus clientes, uma estratégia alternativa para trabalhar o sistema cardiovascular que é mais eficiente e demora menos tempo a completar!!

Uma questão muito curiosa e que provavelmente todas as pessoas responderiam mal. Um Sprinter possui menos gordura corporal que um maratonista!!
Pode compreender agora, porque razão o publico geral, ao qual sempre foi dito que tem de realizar exercício aeróbio continuo de forma a “queimar” gordura, pensa desta forma. Os sprinters não realizam praticamente nenhum tipo de exercício aeróbico, no entanto, possuem uma percentagem de gordura corporal mais baixa. Como é possível?
A razão para isso acontecer, tem a ver com a natureza intensa do seu treino. Quanto mais elevada for a intensidade (ex: intensidade é a percentagem do ritmo cardíaco máximo, não a intensidade do esforço) mais calorias serão queimadas por minuto durante o treino. Para além disso, (e mais importante), o gasto calórico é aumentado durante 24-48 horas após o treino.

 

O melhor método para estes tipos de treinos intensivos são os treinos em circuitos, ou seja, é um treino que alterna entre fases de exercício de alta intensidade com exercícios de intensidade moderada. Estudos recentes mostraram que o treino em circuito é mais eficiente para a perda de gordura ao mesmo tempo que melhora a capacidade aeróbica e anaeróbica.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário