sábado, 5 de outubro de 2013

Parar de se exercitar pode ganhar mais peso do que o que foi perdido durante a atividade?

Já fui muitas vezes questionada, se é verdade que quem se exercitou durante algum tempo pode ganhar mais peso do que foi perdido durante a atividade.




Pois é, uma pesquisa divulgada em Fevereiro pelo “American College of Sports Medicine”, mostra que pessoas que pararam os treinos durante um determinado tempo tendem a ganhar mais peso do que o perdido durante a fase em que treinam. Os especialistas acreditam que o aumento de peso pode ser explicado pelos hábitos alimentares adquiridos durante a prática dos exercícios, ou seja, por exemplo uma pessoa que treina três vezes por semana passa, por conta disso, a ingerir mais calorias do que uma pessoa que não treina. A explicação do aumento do peso é então devido a quem pára de se exercitar, não diminui a ingestão de comida adquirindo quilos extras. Este desequilíbrio gasto/ingestão calórica, é sem dúvida um problema e uma questão comportamental.
Infelizmente, em contrapartida, muitas pessoas assumem metas irreais no verão, com dietas extremamente restritivas e exercícios vigorosos demais, difíceis de manter por muito tempo. Quando deixam de lado ambas as “estratégias”, tendem a relaxar demais e voltam-se alimentar como antes.
 
Além disso, tudo o que o corpo reconhece como estímulo é usado para desencadear um mecanismo adaptativo, o que acontece também com o gasto de calorias: o indivíduo ativo terá maior consumo energético do que o sedentário. Em suma, quem possui mais massa magra tem um consumo maior de calorias por quilo de peso do que o indivíduo com mais tecido gordo.
 
A vida sedentária ajuda na diminuição da massa muscular e no aumento da gordura corporal, uma vez que músculos ficam bastante flexíveis – da mesma forma que aumentam quando estimulados, diminuem se não são exercitados.
 
O melhor método a fazer é exercitar-se sempre com intensidade moderada durante todo o ano com a orientação de um profissional e com uma alimentação saudável, seguindo sempre que possível as orientações de um profissional em nutrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário